nota-fiscal-eletrônica-800x450

Você sabe para quais finalidades servem a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)?

Trata-se de um documento obrigatório que é emitido nas transações comerciais, ou seja, operações de compra e venda de mercadorias ou produtos.

Vamos entender melhor sobre esse tema?

O que é uma nota fiscal?

É um comprovante obrigatório que precisa ser lançado após qualquer venda.

Vale destacar que a não emissão desse documento é ilegal e é considerada sonegação.

Isso porque, o documento registra a transação e é com base nas informações presentes nele que serão definidos os tributos a serem pagos por parte da empresa. Caso alguma companhia não entregue a nota fiscal depois da compra, o cliente deve exigi-la.

A NF-e facilitou bastante a vida das organizações, já que ela não precisa ser impressa. Com isso, não há o risco de a nota ser extraviada e diminui gastos.

Além disso, a nota serve também como comprovante de compra que pode ser usado pelo comprador caso ele queira solicitar serviço como a troca, garantia ou a devolução de um produto.

Para que serve a nota fiscal?

Os principais objetivos da NF-e são registrar as trocas comerciais e controlar o recolhimento de impostos.

Considerando isso, podemos perceber que a nota facilita no controle financeiro da organização, pois ela demonstra o quanto de dinheiro entrou e saiu do caixa. A nota fiscal também é uma forma de proteção do cliente, pois garante os direitos dele reclamar do produto ou poder trocá-lo.

Quais os tipos de notas fiscais existentes?

Existem três tipos principais de notas fiscais no mercado, são eles: NF-e, NFS-e e NFC-e. Abordaremos sobre as principais características de cada categoria detalhadamente na sequência:

NF-e

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é utilizada nas transações efetuadas entre empresas. Essa nota pode ser operada nas negociações de um produto ou  mercadoria.

A validação do documento depende da assinatura digital e da autorização da SEFAZ de cada Estado. Por meio desse documento, o fisco consegue determinar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) a ser pago pelas organizações.

NFS-e

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), é utilizada na prestação de serviços. Podem ser de uma pessoa jurídica à outra ou entre uma empresa e um consumidor. Muitos profissionais autônomos e liberais como advogados, publicitários, entre outros, emitem essa nota.

A NFS-e precisa ser lançada juntamente com a prefeitura na qual o CNPJ está inscrito. Esse documento está diretamente ligado ao ISS (Imposto Sobre Serviços) que é um tributo de competência municipal.

NFC-e

Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) faz referência ao comprovante entregue para o cliente. Por causa dessa característica, esse documento é bastante comum no varejo, farmácias, restaurantes e outros locais.

O comprovante possibilita que o comprador verifique o que foi comprado. Nesse cupom consta o dia e o horário que o produto foi adquirido, condições de pagamento, nome da empresa e a descrição da mercadoria.

A NFC-e é impressa no momento da compra. Esse papel tem a chave de acesso e o QR Code para que o cliente possa verificar a veracidade do documento. Esse procedimento é feito por meio de uma consulta no portal estadual da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica. Nesse local, o cliente só precisará dessas duas informações para checar a autenticidade.

Problemas com Notas Fiscais?

Conheça nosso sistema de emissão de Nota Fiscal, automatize suas notas e foque apenas no seu negócio.

Fique por dentro recebendo nossas publicações!

Pontos de Atendimento

Gama Shopping

AE Shopping Quadra 55/56
Loja B59
Gama/Brasília-DF
(61) 3711-2204
(61) 98505-2204

Paraíso Mega Center

BR 040 - Av. Marginal
PARQUE ESPLANADA III
Valparaíso de Goiás - GO
(61) 3711-2204
(61) 98501-2301

Setor Comercial Sul

SCS Quadra 1 Sobreloja
Ed. Central
Asa Sul/Brasília-DF
(61) 3711-2204
(61) 98505-2204

Riacho Fundo

CLN 7 Bloco G Lote 4
Ed. Rabelo Office - Sala 303
Riacho Fundo I/Brasília-DF
(61) 3711-2204
(61) 98505-2204